domingo, 29 de maio de 2011

Truques caninos!

Olá

Todos sabem que cães são animais muito inteligentes, que adoram aprender e, mais que isso, adoram ser recompensados. Quando vamos adestrar/educar um cachorro, na maioria das vezes, ensinamos também alguns comandos de obediência, truques caninos, pois com isto a comunicação dono-cão se torna mais fácil, o cão entende que é legal e necessário obedecer, se torna mais disposto a acatar ordens e, o mais divertido: coloca a cabecinha pra trabalhar! Pois não adianta somente o cão gastar sua energia física, sendo correndo no parque, fazendo agility, brincando de bolinha. Ele tem também de gastar sua energia mental. Cães entediados mentalmente geralmente são aqueles que mais aprontam em casa, e fazem cada travessura que seu dono nunca imaginaria que ele seria capaz.

Nós, da Universicão, trabalhamos com o clicker, um objeto que emite um som seco CLICK! E serve para marcar exatamente o que queríamos que o cão fizesse. O cão aprende que, quando ouve o "click" ele fez o que estávamos esperando e por isso irá ganhar sua recompensa (geralmente comida). Dentro do método clicker, existem algumas técnicas para ensinar determinado comportamento ou truque, mas isso eu explicarei melhor em outro post.

I-Clicker - um tipo de clicker


Clicker caixinha - outro modelo de clicker


Eu adoro ensinar truques! E todos os meus cães amam aprender! O Ty, meu schipperke, é o que mais sabe coisas aqui de casa e é o mais "viciado" em trabalhar. Digo isso porque, se eu sirvo a comida dele na vasilha e pego a Kiara (minha poodle) pra treinar, ele larga a comida dele e vem atras de mim, para poder fazer alguma coisa também e trabalhar, ele não quer simplesmente comer na vasilha. Vou fazer um vídeo com todos os truques que ele sabe e postar aqui para vocês verem meu geniozinho fazendo o que mais ama: aprender!

Tem gente que fala que não quer que o cão aprenda truques pois não quer um "cão-robô". É a mesma coisa que falar que não quer que o filho estude, vá para faculdade, leia livros, pois se não o filho vai se tornar um mané, um "nerds" que só sabe fazer isto. Vejam o próprio Ty, sabe trocentos truques e é todo cheio de personalidade, metido, mandão, alegre e super, super feliz!

Convido a todos a ensinarem truques a seus cães, exercitem a cabeça desses bichos, melhorem o relacionamento e a ligação com seu melhor amigo!!!

Esse vídeo é do Jesse, um lindo Jack Russel que sabe muuuito truques também!


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aulas de adestramento em grupo!

Olá pessoal

Nós da Universicão estaremos realizando aulas de adestramento e socialização para cães e seus donos em grupo. Acho este tipo de educação super importante, pois além de deixarmos os cãezinhos educados, estaremos promovendo o contato deles com outras pessoas e outros cães, para que saibam se comportar em diversas situações.

Segue abaixo o nosso texto informativo:

A partir de 01/06/2011 a Universicão estará fornecendo aulas de adestramento e socialização em grupo para cães e seus donos. Será uma aula por semana, toda quarta feira, as 19h, durante um mês, totalizando no mês de junho 5 aulas. 
Estas aulas são indicadas para quem quer educar seu cão, ensinando comandos de obediência e o socializando ao mesmo tempo. Nossa metodologia é 100% positiva, trabalhamos de acordo com as mais modernas técnicas de adestramento e somos profissionais altamente capacitados, há mais de 10 anos na área de comportamento canino. 

Primeira turma:
Data: toda quarta-feira no mês de junho.
Horário: das 19h as 20h.

Local: Universicão, Rua José Risseto, 303, Santa Felicidade. 
Maiores informações: (41) 3374-1122 ou contato@universicao.com


Será a primeira atividade em parceria com o adestrador e escritor do livro Adestramento Natural, Tomás Szpigel. Mais informações sobre ele, acessar www.adestradoronline.com




sábado, 21 de maio de 2011

Escolhendo um cão de raça

Olá pessoal
O texto abaixo eu retirei do blog da criadora de shelties Cris Nanô, achei super interessante e informativo, recomendo a leitura:

Resolvi escrever sobre este tema, especialmente para os marinheiros de primeira viagem, que geralmente se sentem perdidos quando decidem comprar um cãozinho de raça.

1) Escolhendo a raça: Tenha em mente o seu objetivo, suas características familiares, seu espaço disponível, tempo e disponibilidade financeira antes de escolher uma raça. As raças caninas são divididas em 11 grupos, de acordo com a sua finalidade. Vale a pena uma pesquisada no google sobre cada grupo e seus representantes. Há raças que exigem tosa sempre, outras precisam de escovação diária, outras precisam de MUITO exercício, outras latem pra caramba, outras são destruidoras por natureza, outras não curtem criança. Saiba diferenciá-las.

2) Conhecendo a raça: depois de escolhida "no papel", a melhor e mais confiável forma de conhecer um exemplar é através de proprietários, em parques e outros locais públicos. As verdadeiras experiências e características serão contadas por eles, sem marketear ou iludir nem mesmo exagerar para o mal ou para o bem. Num canil vc terá apenas parte da experiência e apenas lembrando que cães de canil têm temperamento diferente do que cães que vivem sendo exclusivos numa residência. Vale a pena analisar este fator.

3) Sobre o padrão: LEIA O PADRÃO DA RAÇA, para conhecer as cores, tipos de pelagem, tamanho, peso e principais faltas da raça que vc quer comprar. O criador pode até lhe explicar sobre estas características, mas tenha sua própria análise do assunto, assim vc estará mais seguro na compra. Ex: Se vc gosta do cão em branco, não adianta lhe empurrarem um marrom.

4) Escolhendo o criador: Busque referências, ligue para vários e já tendo conhecimento do que vc quer, fica muito mais fácil encontrar. Também é importante deixar clara a finalidade para a qual vc está adquirindo um filhote, se é para pet (companhia), para criação (reprodução), exposição, etc.

5) Preço: Verifique o preço da raça que vc deseja na seção cotações da Cães e Cia e esteja preparado para tal. Exija contrato de garantia. Barganhar preço é visto com antipatia, afinal, cada criador tem sua forma de valorar o seu trabalho, mas parcelar, geralmente não é problema.

6) Escolhendo seu filhote: Na maioria das vezes vc irá ver apenas a mãe e os filhotes, pois os criadores costumam usar padreadores de terceiros para suas ninhadas. Não há problema algum nisso. Solicite fotos do pai ou se a curiosidade for muito grande, vc pode marcar com o dono do padreador de conhecê-lo. Verifique com o criador sobre a imunização que o filhote terá recebido até o dia da retirada (só vacina importada serve) e vermifugado ao menos 2 vezes também.

7) Pegadinhas: Cão sem pedigree é vira-lata, nunca caia na conversa de que um cão está sendo vendido sem pedigree pq "é bobagem" exigir o documento, ou de canis que enrolam o comprador dizendo que sem pedigree custa X e com custa Y. CAIA FORA, é cilada. Criador sério tem obrigação de registrar e orgulho da genealogia dos filhotes que vende. Importante: Pedigree válido internacionalmente só da CBKC. Nenhum outro serve, lembre-se disto. Muito cuidado também com canis multi-raças, que têm um monte de raças disponíveis. É comum haver mestiçagem que às vezes é difícil de se detectar num filhote, ex: lhasa com shih-tzu, maltês com poodle toy e aí vai. Prefira um canil especializado UNICAMENTE na raça que vc escolheu para comprar seu cãozinho.

8) Pegando o filhote: Exija que ele tenha sido imunizado com vacina importada (com número de doses compatível à idade que o filhote tenha) e vermifugado ao menos 2 vezes também. Siga as orientações do criador no tocante a alimentação, atividades e treinamento. Prefira um veterinário que atenda em domicílio pelo menos até o término das vacinas e nunca, repito, nunca passeie com seu cão no chão, na rua antes de passados 15 dias da última vacina.

9) Castração: Cão castrado é mais fácil de lidar, não demarca território, perde menos pelos pela casa e está livre de doenças ginecológicas e de vários tipos de câncer.

10) Nunca compre um cão por impulso, ou um grandão para viver num apartamento, ou caso seu esposo(a) odeie animais e assim por diante. Cachorro não é presente de aniversário, de natal ou algo que deva ser adquirido por que está na moda. Analise friamente sua realidade e suas expectativas, afinal o objetivo é que a casa e a família onde tenha um cão seja mais feliz e mais completa. Pense nisso e faça a coisa certa!

Ty, nosso cãozinho da raça Schipperke


Lunna, uma linda Maltes


Amy, Pastor de Shetland (Sheltie)


Laka, Border Collie



sábado, 14 de maio de 2011

SOS Border Collie

Olá pessoal
Algumas amigas estão com um projeto muito importante para a raça Border Collie, é um grupo para resgate e encaminhamento de cães desta raça para novos lares onde serão amados e bem cuidados. Quem quiser saber mais sobre o SOS Border Collie, é só entrar no blog e lá vocês vão ter todas as informações necessárias.
Aqui está um video lindo e super legal que estas meninas fizeram. Nele aparecem alguns de meus borders.