domingo, 30 de maio de 2010

Truques caninos

Ensinar truques para cães é uma coisa muito bacana. Seu cão exercita o corpo e a mente, fica mais ligado ao dono, mais obediente e se diverte. Posso dizer o mesmo de quem está treinando este cão. Seja a treinadora (aqui somos só mulheres, então me permito falar no feminino, tá?) ou o proprio dono deste cão. Eu adooooooro ensinar truques. Meus cães adooooram aprender coisas novas e praticar o que aprenderam anteriormente.
Acho super importante também que a treinadora ensine o dono do cão a trabalhar novos truques com ele. Meu trabalho pode terminar após 10, 20 seções, mas este cão pode continuar aprendendo pro resto da vida, é só continuar sendo estimulado e treinado pelo seu melhor amigo.
Tenho uma cachorrinha, a Kiara, uma poodle de quase 11 anos que foi minha primeira cachorra, que continua aprendendo até hoje. E não esquece do que foi ensinado pra ela ha 10 anos atras, claro que a gente pratica né. Ainda não contei, mas certeza que ela deve saber mais de 50 truques, entre os mais simples como "senta", "deita", até os mais elaborados como abrir e fechar portas, acender e apagar as luzes, buscar objetos que caem em locais de dificil acesso pra mim (atras do sofá, debaixo do armario). Esse truque é um dos mais úteis... ha uns dois anos ela resgatou toda uma coleção de enfeites de natal que cairam por tras do sofá e estante da minha casa. Impossivel de eu pegar, mas a baixinha deu conta e se divertiu um monte. Tá certo que nos ultimos ela achou que estava na hora de jogar eles pro alto, pegar de novo, dar uma mastigadinha hahah. Nada de grave aconteceu aos enfeites, ok? hehehe.

Kiara e o novo truque aprendido hoje

Vale lembrar que eu ensino truques usando petiscos (ração, biscoitos, peito de frango, o que for) e o clicker. Um cão aprende muito melhor sendo motivado e também entende que, fazendo tal coisa, ganha o que deseja. Em outro post explicarei sobre o clicker e o adestramento positivo. Depois de aprendido o truque, nem sempre a recompensa-comida será utilizada, as vezes uma "festinha", um elogio, já é o bastante. Foi o caso da Kiara e os enfeites de natal, eu a elogiava a cada enfeite resgatado e ela amou. Para esses cães, o adestramento é um trabalho e este trabalho é muuuuito divertido.
Convido todos a ensinar coisas novas a seus cães. Existem muitos livros e videos no youtube com dicas e exemplos de truques. Se divirta com seu cão!
Abraços
Fernanda - Universicão

Ty, meu schipperke, também aprendeu a equilibrar o biscoito

6 comentários:

  1. eu to agora na luta pra ensinar o mais novo da matilha com 6 meses truques.
    o danado tem mta energia e perde a concentração mtoo rápido!!!!!!
    rs

    mas ele tá aprendendo e tá adorando ganhar petisquinhos né?!
    Comprei um bifinho de churrasco hjj pra ele ele quase rola sem ser ensinadoo!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    dps ensina pra gente como vc ensina alguns truques?!

    ResponderExcluir
  2. Bacana o Blog ! Parabéns ! Conheci pelo blog do Fabi.
    Belas fotos, hein. Show de bola.

    É claro que o dono deve aprender a adestrar o cão, senão não tem muito sentido, né ?! As aulas de adestramento do Cookie são para eu aprender a adestrá-lo. Quanto mais o cão é estimulado, mais rápido aprende os truques. O Cookie também se diverte muito fazendo truques, o que é muito importante.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha...adorei a risadinha da Kiara! Muito legais as dicas...
    Serenadog

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda,
    isso é muito legal messsmo, quando vc treinou a Chloé (e a dona dela rsrsrs) fiquei muito impressionada com a rapidez que ela pegou os comandos e especialmente com a felicidade dela ao demostrar os truques aprendidos!
    Acho que EU aprendi a conhecer minha magrela melhor e nossa conexão aumentou um monte...não é papo de mãe coruja,não....acontece isso mesmo, ela presta mais atenção em mim e me entende bem mais também!
    a verdade é que os pequenos e melhores prazeres da vida são assim: SIMPLES!!
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. oI,

    CONCORDO PLENAMENTE COLEGAS DE TRABALHO. AMO BRINCAR DE ENSINAR COM OS CÃES TAMBÉM. SOMOS PRIVILEGIADAS!!!!

    BEIJOS

    ResponderExcluir