domingo, 29 de maio de 2011

Truques caninos!

Olá

Todos sabem que cães são animais muito inteligentes, que adoram aprender e, mais que isso, adoram ser recompensados. Quando vamos adestrar/educar um cachorro, na maioria das vezes, ensinamos também alguns comandos de obediência, truques caninos, pois com isto a comunicação dono-cão se torna mais fácil, o cão entende que é legal e necessário obedecer, se torna mais disposto a acatar ordens e, o mais divertido: coloca a cabecinha pra trabalhar! Pois não adianta somente o cão gastar sua energia física, sendo correndo no parque, fazendo agility, brincando de bolinha. Ele tem também de gastar sua energia mental. Cães entediados mentalmente geralmente são aqueles que mais aprontam em casa, e fazem cada travessura que seu dono nunca imaginaria que ele seria capaz.

Nós, da Universicão, trabalhamos com o clicker, um objeto que emite um som seco CLICK! E serve para marcar exatamente o que queríamos que o cão fizesse. O cão aprende que, quando ouve o "click" ele fez o que estávamos esperando e por isso irá ganhar sua recompensa (geralmente comida). Dentro do método clicker, existem algumas técnicas para ensinar determinado comportamento ou truque, mas isso eu explicarei melhor em outro post.

I-Clicker - um tipo de clicker


Clicker caixinha - outro modelo de clicker


Eu adoro ensinar truques! E todos os meus cães amam aprender! O Ty, meu schipperke, é o que mais sabe coisas aqui de casa e é o mais "viciado" em trabalhar. Digo isso porque, se eu sirvo a comida dele na vasilha e pego a Kiara (minha poodle) pra treinar, ele larga a comida dele e vem atras de mim, para poder fazer alguma coisa também e trabalhar, ele não quer simplesmente comer na vasilha. Vou fazer um vídeo com todos os truques que ele sabe e postar aqui para vocês verem meu geniozinho fazendo o que mais ama: aprender!

Tem gente que fala que não quer que o cão aprenda truques pois não quer um "cão-robô". É a mesma coisa que falar que não quer que o filho estude, vá para faculdade, leia livros, pois se não o filho vai se tornar um mané, um "nerds" que só sabe fazer isto. Vejam o próprio Ty, sabe trocentos truques e é todo cheio de personalidade, metido, mandão, alegre e super, super feliz!

Convido a todos a ensinarem truques a seus cães, exercitem a cabeça desses bichos, melhorem o relacionamento e a ligação com seu melhor amigo!!!

Esse vídeo é do Jesse, um lindo Jack Russel que sabe muuuito truques também!


Um comentário:

  1. Nada é mais legal do que ensinar um truque novo e ver o seu cão pensando e aprendendo!
    como alguém pode achar que os animais não raciocinam?
    oba,quero muito ver os truques do Ty! ;]

    ResponderExcluir